

As primeiras informações sobre a linfa datam épocas remotas da Antigüidade, já no ano 450 a.C. Hipócrates (filósofo grego considerado um dos pais da medicina) através de dissecações estudou este sistema.
Posteriormente, Versalius lançou seus estudos, no século XVI.
No século XVIII, em 1622, o professor italiano Gaspar Asseli dentre outros anatomistas, confirmaram a descoberta de vasos linfáticos em cães.
No período de 1628, Dr. Gassend fez a descrição de veias leitosas que ele observou em um cadáver de um condenado a pena de morte.
Em 1651, Pecquet, médico francês, estudou um conduto linfático e comprovou que esse ducto (Cisterna Chyli) não drena o quilo para o fígado, mas sim para um local que levou o seu nome – Cisterna de Pecquet, situado na região esquerda do abdome, na altura do umbigo.
Mas a grande importância em estudos e funções da Linfa é dada a Thomas Bartholin, anatomista dinamarquês que dedicou sua tese ao Rei Frederico III da Dinamarca, comparando em seu trabalho, a circulação linfática ao fértil vale do Rio Nilo.
Bartholin, juntamente com Rudbeeck, estabeleceram uma ideia precisa de sistema diferente do sanguíneo. Firmou-se a noção do sistema linfático e ao seu conteúdo deu-se o nome da linfa.
Os estudos feitos por Bartholin, entre 1652 e 1654, denominados Sistema Linfático, serviram para a descoberta e o desenvolvimento da Linfografia (inicialmente praticada em animais por Funaok e vários estudiosos, utilizando compostos hidrocarbonados de iodo, que foram sendo aperfeiçoados com o tempo).
A drenagem linfática manual é conhecida desde 1892, quando o Winiwater a descreveu, tomando como base o conhecimento da sua época, a drenagem linfática, sendo descrita como: “Massagem manual feita com propósito de favorecer o escoamento de líquidos excedentes nos espaços extra e intracelular (intersticial) por excesso de entrada ou por dificuldade deescoamento através de manobras que estimulem a circulação, daí aos vasoslinfáticos, vasos venosos, coração e rins”.
A Técnica da Drenagem Manual foi realmente desenvolvida pelo casal Estrid e Emil Vodder, na Dinamarca, em 1932.
Dr. Vodder, nasceu em 20 de fevereiro de 1886. Estudou quatro anos de Medicina, Sociologia e fez doutorado em Filosofia na Faculdade de Filosofia e Letras deBruxelas, em 1928.
Tornou-se Fisioterapeuta, formado na Universidade de Bruxelas, quando iniciou suas experiências em pacientes que se internavam para se recuperar de infecções e resfriados crônicos, casos comuns devido ao clima do país.
Observou-se que as pessoas apresentavam os gânglios linfáticos do pescoço inchados. Nesses pacientes acometidos por gripes e sinusites, passaram a executar movimentos suaves e monótonos de rotação nas cadeias ganglionares do pescoço.
Em vista dos ótimos resultados, o casal disciplinou o método inicialmente intuitivo. Naquela época, o Sistema Linfático era um tabu, mas assim mesmo, o casal resolveu estudar profundamente a Drenagem Linfática nos pacientes. Foi apenas em 1936 que Dr. Vodder apresentou resultados de suas investigações em uma exposição de saúde (Sauté e Beauté em Paris).
Animado pela eficácia dos resultados obtidos com a terapia, o casal Vodder deu continuidade a seu trabalho, fundando uma Escola na França e posteriormente em Kopenhagem, na Dinamarca, onde durante muitos anos transmitiram seus conhecimentos e experiências a outros profissionais.
O médico Dr. Johannes Asdonk, no ano de 1963, analisou a drenagem linfática sob o ponto de vista médico e ficou entusiasmado. Dele vem o maior mérito, pois ele não somente comprovou estatisticamente os resultados da Drenagem Linfática, mas também explicou cientificamente o porquê dos resultados. Ele conseguiu unir a prática de Dr. Vodder e seus discípulos com a Ciência dos Pesquisadores.
Dr.Vodder era uma pessoa de muita inteligência, calmo e bondoso, mas não era um guerreiro. Foi por uma feliz coincidência que Dr. Asdonk se interessou e levantou a bandeira da Drenagem Linfática Manual. Foi a junção destes dois homens extraordinários, cada um do seu jeito, que atécnica de Vodder deslanchou.
Outros médicos e cientistas interessaram-se pela Drenagem Linfática Manual.
O Prof. Dr. Foeldi que estudou as vias linfáticas da cabeça e da nuca e suas interligações com o líquor cérebro-espinhal. Michael Foldi, em 1963, criou a Terapia Física Complexa.
O Prof. Dr. Mislin examinou os mecanismos da motricidade dos capilares e dos vasos linfáticos.
Cientistas renomados como Prof. Dr. Kuhnke, Dr. Gregl, Dr. Schoberth, Dr. Collard, Dr. Clodius, Dr. Schneider, e muitos outros, se uniram para defender os méritos da drenagem linfática através de trabalhos científicos. Este mutirão científico conseguiu transformar a Drenagem Linfática de Dr. Emil Vodder, de uma manipulação alternativa, em um método comprovado pela ciência e reconhecido pela Medicina.
A primeira oficialização pela Medicina Científica foi a Associação para Drenagem Linfática Manual, fundada em 1966. Dez anos depois, em 1976, esta passou a se chamar de Associação Alemã para Linfologia.
O professor Collard, de Bruxelas, comprovou este método com trabalhos científicos e com filmes coloridos, mostrou a ação acelerada da drenagem linfática manual, após a aplicação de contraste no tecido intersticial.
Os estudos efetuados em relação ao Sistema Linfático, trouxe o endosso teórico-científico sobre o que a prática já comprovada, sedimentando a técnica até nossos dias. Segundo Dr. Vodder, a técnica consiste nas seguintes palavras: "Suavidade, harmonia, ritmo e flexibilidade na munheca”.
Em 1978, Emil Vodder abriu pessoalmente o I Congresso Internacional da Associação para Drenagem Linfática Manual, na Áustria, com as seguintes palavras: "Acredito que virá o tempo em que a maior meta da humanidade será ajudar o próximo. As pessoas que trabalham com a Drenagem Linfática Manual, entenderão que a colaboração e a compreensão mútuas, serão necessárias para a mobilização de forças positivas. Estas forças não são compreendidas, porque não são mensuráveis, mas o paciente sente energia, ele restabelece a saúde mais rapidamente".
No campo médico-estético, muitas foram as observações realizadas, o que resultaram, positivamente, nas diversas formas de utilização, e somente poderá trazer benefícios quando empregado de forma adequada.
Hoje é conhecida no Brasil como Drenagem Linfática Manual no Método Dr. Vodder, e adotada por vários cirurgiões plásticos no tratamento pré e pós operatório.
A responsável pela divulgação do Método aqui foi a aluna de Vodder: Waldtraud Ritter Winter, que hoje reside no Brasil, em Belo Horizonte.
Srª. Waldtraud Ritter Winter, esteticista (profissão desconhecida no Brasil há alguns anos atrás), que foi a precursora da Drenagem Linfática Manual no país. Ela fez o curso ministrado pelo próprio casal Estrid e Emil Vodder na Alemanha em 1969, na Escola de Estética Lise Stiébre.
Logo que voltou ao Brasil, Waldtraud começou a colocar em prática seus novos conhecimentos numa sala de um prédio comercial no centro de Belo Horizonte, onde tratava suas clientes de estética, quando incluiu a drenagem em seus tratamentos, pode notar que suas clientes relaxavam com mais facilidade, conseguindo também resultados bem significativos no tratamento de acne e revitalização.
No ano de 1977, a FEBECO trouxe ao Brasil o Prof. Leduc, da Universidade de Bruxelas, aluno do Dr. Vodder e colaborador do Prof. Dr. Collard de Bruxelas, que conseguiu demonstrar através de um filme, a ação acelerante da Drenagem Linfática manual mediante a radioscopia, após a aplicação de contraste numa perna humana destinada a amputação.
Em 1995, o Comitê da Sociedade Internacional de Linfologia indicou a técnica desenvolvida pelo Dr. Foldi como a Terapia para Linfedema. Foldi salientou a importância das Anastomoses, pois em caso de Linfotoma bloqueado, a linfa deverá ser drenada para outro vaso adjacente, e direcionado para territórios íntegros.
A drenagem linfática ou a lidrofenagem vem num crescimento muito acelerado, devido ao sucesso auxiliar nas cirurgias tanto nos E.U.A. como na Europa.
No Brasil inicialmente era usada somente por esteticista para tratamento de gordura localizada e obesidade, hoje já se sabe que a drenagem linfática sozinha não emagrece, mais sim junto com outras técnicas.
DRENE AS TOXINAS!!!
Drenagem Linfática - "Era uma Vez..."
História: "Baseado em Fatos Reais"
