
Bioenergética - "Faz tão Bem!"
A partir da visão Reichiana (ver "Era uma Vez..."), podemos notar a importância das emoções na postura adotada pelo nosso corpo.
Observamos essa expressão corporal em crianças que crescem ouvindo afirmações como: “Homem não chora” e “Engole esse choro”, por exemplo. Elas tiveram que tensionar alguma região do corpo, neste caso, a musculatura do pescoço e mandíbula para não chorar.
Com a frequência desse ato, cria-se um bloqueio energético e muscular na região cervical e mandibular, impedindo o choro mesmo quando não existe mais a ameaça, nem o agressor. A tensão se torna crônica, e passa a ser denominada de Couraça Muscular. O receio inconsciente de chorar ficou gravado na memória celular (sistema nervoso). Assim, mesmo ciente de que não há mais o agressor/ameaça, a pessoa passa a não ser mais capaz de se expressar.
Atitudes repressoras, como esta, passam a ser a causa de diversas Patologias que vemos atualmente, como “não olhe nos olhos”, “não dance”, “sexo é pecado”, “pare de sorrir”.
A culpa pressupõe algum julgamento, mesmo que aquele que julga você esteja apenas dentro de si mesmo, e não passe de uma imaginação gravada na memória.
A Massagem Bioenergética é uma terapia indicada nesses casos. Um foco maior em pescoço facilitará o surgimento de “flashes” de consciência, cenas, memórias, ligadas ao trauma. Essa lembrança aflora as emoções, e consequentemente, pode desencadear o tão reprimido CHORO. Por isso que essa terapia é tão impressionante!
Quando se consegue desbloquear a musculatura encouraçada com as manobras e o toque, parte da memória (onde a criança é ameaçada por um adulto) é estimulada, libertando lembranças, liberando a energia do choro.
Após essa liberação de emoções, o processo restaura a vitalidade e a pulsação, facilitando a reestruturação do fluxo energético natural no corpo. De certa forma, hoje podemos observar que há emoção contida em cada parte do nosso corpo.
Esse assunto é muito complexo, mas podemos definir, de forma bem resumida, que nós temos 7 locais de bloqueios emocionais (anés ou segmento de couraça) no nosso corpo. As regiões principais são: ocular, oral, cervical, torácico, diafragmático, abdominal e pélvico.
A massagem nessa áreas revela emoções contidas e acumuladas por anos, tornando-se uma terapia para o retorno do trânsito de energia pelo corpo, visando a recuperação do funcionamento pleno do organismo.
Para mim, essa não é apenas uma Massagem como as outras que aplico. Não a enquadro em uma Terapia Corporal qualquer. Eu a denomino: Terapia Emocional do Toque Libertador.
É um tratamento onde o remédio contém princípios ativos muito valiosos: Respeito, Afeto, Amor e Confiança.

Benefícios e Indicações: "E que vantagem Maria leva?"
